Blog

29 Julho, 2019
O que é uma uveíte?
por Rui Avelino | Uveítes
uveite é uma inflamação da úvea, uma camada de tecido que envolve o interior do globo ocular e localizado entre a esclera (a camada de branco do olho) e a retina. 

Esta doença é, atualmente e de forma recorrente, a terceira causa de cegueira nos países desenvolvidos em pacientes em idade ativa. De fato, 10% das perdas visuais totais têm sua origem na uveíte.

Inflamação da úvea pode afetar a córnea, retina, esclera e outras partes vitais do olho, podendo ocorrer opacidade da córnea, catarata, alterações cicatriciais da retina ou inflamação do nervo óptico, entre outras doenças.

Sintomas

As manifestações clínicas ou sintomas de uveíte dependem da área do olho que é afetada pela doença e das causas de seu aparecimento. Estes sintomas podem variar desde a perceção de moscas volantes, a visão turva, fotofobia, dor ocular, olho vermelho ou perda de visão.

Causas

Em quase metade dos casos, a uveíte surge espontaneamente e sua origem é desconhecida. Na outra metade dos casos, as causas desta patologia podem ser diagnosticadas, desde doenças reumáticas, como artrite ou espondilite anquilosante, até toxoplasmose, tuberculose, sífilis ou infeção por herpes zoster, entre outras.

Tipos

De acordo com a localização da inflamação, podemos falar em:

Uveíte anterior, que envolve inflamação da parte frontal do olho. 

Irite( se atinge só a iris) ou Iridociclite( se atinge a iris e o corpo ciliar). Uveíte geralmente causada por doenças autoimunes, mas também pode ocorrer em pessoas saudáveis.

Uveíte posterior, que envolve inflamação da parte posterior da úvea. 

Retinite ( se atinge só a retina), coroidite ( se atinge só a coróide), vasculite ( se atinge a vascularização da retina) ou coriorretinite (pode atingir tanto a coroide e a retina . É comum ocorrer em pacientes com infeções generalizadas, como a toxoplasmose.

Panuveíte, que implica que a inflamação afeta todas as estruturas intra-oculares.

Tratamento

O tratamento que o médico irá indicar dependerá do tipo de uveíte que o paciente tem. As opções terapêuticas vão desde o uso de corticosteroides, antiinflamatórios, colírios cicloplégicos ou imunossupressores, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *