Blog

8 Agosto, 2019
Toxoplasmose ocular! A culpa não é do gato!
por Rui Avelino | Uveítes

Hoje é o dia mundial do gato!

Apesar de serem inteligentes, carinhosos e fofinhos, os gatos muitas vezes sofrem com a fama de serem egoístas, facto que não corresponde com a verdade.

Um dos maiores mitos sobre os gatos é que eles são os responsáveis pela toxoplasmose ocular, também conhecida como doença do gato nos olhos.

Sintomas da doença do gato nos olhos

O protozoário responsável pela toxoplasmose ocular, pode-se alojar em diferentes partes do corpo, entre elas nos olhos. Neste caso, entre os principais sintomas, podem ocorrer:

  • Diminuição da visão;
  • Hiperémia conjuntival
  • Dor ocular;
  • Fotofobia;
  • Presença de “moscas volantes”;

A doença do gato nos olhos não é muito comum, mas se não for tratada de forma correta pode levar à cegueira. 

O que é a toxoplasmose ocular?

É uma infecção ocular, que atinge as pessoas dos 25 aos 45 anos. O toxoplasma gondii é um protozoário parasita, tendo o gato como hospedeiro definitivo. A transmissão mais comum dá-se por ingestão de alimentos mal confecionados e saladas mal lavadas.

Existe também a transmissão durante a gravidez da mãe para o feto quando a mãe o adquire durante a gravidez.

O exame do fundo do olho é fundamental para o diagnosticar (lesão esbranquiçada de coriorretinite).

O tratamento ocular depende sobretudo do aspeto clínico da lesão encontrada e da sua localização. As medicações mais utilizadas são: Bactrin, clindamicina, Pirimetadina, Sulfadiazina, Espiramicina e Corticosteróide.

Como saber se o seu gato está com toxoplasmose

A doença costuma ser assintomática nos gatos. Ou seja, o animal contaminado não apresenta nenhum sinal. Mas se você tem um gato em casa e está com medo da toxoplasmose, não se preocupe.

Apesar da maioria dos gatos domésticos não apresentar o protozoário parasita no seu organismo, é possível identificar a doença através de uma análise serológica (que nos mostra se o gato já teve contato com ele).

A análise não indica, no entanto, se as fezes estão contaminadas com oocistos, o que é o grande perigo. Porém, uma vez diagnosticada a doença, é possível iniciar o tratamento através de um médico veterinário. Afinal, a toxoplasmose tem cura para os gatos!

Como evitar a toxoplasmose

Prevenir é a melhor forma de combater qualquer doença. No caso da doença do olho de gato, algumas medidas simples podem evitar o problema. Lembre-se de que mesmo quem não tem um gato em casa está sujeito à toxoplasmose, por isso a prevenção é tão importante.

Deixe seu gato dentro de casa. O contato com a rua não só facilita o contágio da toxoplasmose como diminui a expectativa de vida do gato.

  • Troque a areia do gato com frequência;
  • Utilize luvas ao manusear a caixa do gato;
  • Higienize bem frutas e verduras;
  • Evite comer carne crua;
  • Após manusear a carne e outros ingredientes, lave bem as mãos e os utensílios de cozinha.
  • Visitas regulares ao veterinário.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *