Blog

31 Outubro, 2019
Lentes de contacto no Halloween. O que deve saber antes de comprar!
por Miguel Mendes | Lentes de contacto

O espírito do Halloween é esta noite e comemora-se em todo o mundo, sendo que a maioria das pessoas ainda anda a fazer compras de última hora, como roupas, maquilhagem e acessórios, entre os quais as lentes de contacto que tem vindo a ganhar uma grande relevância nos últimos anos!

Essas lentes de contato, chamadas de cosméticas, são usadas no Halloween, no Carnaval e em datas semelhantes. São caracterizadas por alterar a aparência da forma e cor da íris humana, imitando as características de certos animais, personagens de terror ou seres fantasiosos.

A tentação de usar esses tipos de lentes de contato tem vindo a crescer de ano para ano, pois confere o toque perfeito para fantasias de Halloween ou Carnaval.  

O que deve saber se deseja usar lentes cosméticas de origem duvidosa?

É importante prestar atenção especial ao seu uso e à sua fonte de origem (não segura).

Muitos usuários recorrem a lentes de contato cosméticas compradas na internet, mercados, “lojas do chinês”ou lojas de roupas que não passaram por nenhum tipo de controle de saúde e cujo uso não é supervisionado por nenhum especialista de forma prévia. O fato de que elas serem usadas ​​apenas por algumas horas e o preço, geralmente muito baixo, faz a pessoa as comprar e esquecer que as lentes de contato, independentemente do seu uso ser cosmético, são fundamentalmente dispositivos médicos e, como tal, devem cumprir uma série de normas que garantam, no mínimo, sua segurança.

As lentes de contato cosméticas de que falamos, as adquiridas em qualquer estabelecimento ou online para essas datas especiais, não passaram nos controles mínimos de qualidade, são fabricadas em série e são iguais para todos. Usar lentes de contato deste tipo pode causar úlceras na córnea que são responsáveis ​​por sérios problemas visuais, inclusive à cegueira. Usar lentes de contato de uma medida inadequada é pior do que usar óculos mal ajustados.

Apesar de falarmos das lentes de contacto de proveniência duvidosa, também existem aquelas de origem segura, inclusive com graduação.

Melhor que ninguém o seu oftalmologista o poderá ajudar. A maior parte das lentes não tem graduação. Há quem economize um pouco de dinheiro e coloque as lentes cosméticas por cima da graduação. Exemplo errado, pois as lentes de contato reduzem a oxigenação natural da córnea, por isso as usamos por um número limitado de horas. Se, além das lentes prescritas, colocamos as lentes cosméticas, estamos dobrando o efeito da falta de oxigênio. Portanto, escusado será dizer que você não deve partilhar as suas lentes cosméticas ou dormir com elas. Tome cuidado!

Uso pontual

Não demore mais horas do que o estritamente necessário. As lentes de contato cosméticas geralmente são muito rígidas e têm menos transparência do que as convencionais. Esses fatores limitam a oxigenação e a passagem da luz para os olhos em maior extensão do que o normal. 

Portanto, as lentes cosméticas são projetadas para serem usadas apenas em horários específicos e por um intervalo de horas bastante limitado. Não estenda esse período, mesmo que não sinta nenhum desconforto. Isso pode causar irritação nos olhos, inflamação da córnea, conjuntivite, reações alérgicas, falta de oxigenação da superfície ocular, lesões na córnea, ulceras e cegueira. 

Higiene e manutenção

As lentes de contato cosméticas requerem as mesmas medidas de limpeza e preservação que as lentes convencionais. 

Basicamente, o cuidado com as lentes de contato cosméticas é tratado e preservado da mesma maneira que as outras lentes usuais. É necessário lavar as mãos com água e sabão antes de manusear as lentes, secar as mãos e armazenar cada lente completamente submersa em uma solução conservante (sem água, solução salina ou preparações caseiras), ou seja, num blister próprio. 

A melhor solução é deita-las ao lixo após o seu uso.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *