Blog

1 Dezembro, 2019
Será que o minha filha irá usar óculos e ter miopia como eu?
por Miguel Mendes | Conselhos para ter uma visão saudável

A cor dos olhos e do cabelo, o sorriso e o timbre da voz são características que pode herdar dos seus pais biológicos. Características genéticas, 50% vindas da sua mãe e 50% vindas do seu pai estão armazenadas no seu DNA. 

Mas, além das características que revelam a semelhança física entre pais e filhos, outras heranças podem ser passadas geneticamente. Entre elas, podem ser transmitidas doenças, como por exemplo, a hipertensão arterial ou a diabetes.

A nível ocular não só a cor dos nossos olhos pode ser transmitida geneticamente. 

Que doenças oculares podem ser hereditárias?

 

Glaucoma

Se tem algum irmão, primo, tio, mãe, pai ou avô com glaucoma, poderá também a o vir ao longo da sua vida. Por isso, lembre-se de informar ao médico oftalmologista se alguém na sua família tem glaucoma.

É muito importante, também, que você oriente os seus familiares que não apresentam glaucoma sobre estes riscos e a necessidade de realizar uma avaliação oftalmológica regular.

Erros de refração

Geralmente, filhos de pais que tem miopia, hipermetropia e astigmatismo, tem uma probabilidade maior de desenvolver esse defeito refrativo. 

Não obrigatoriamente eles terão, mas o risco de eles desenvolverem a doença é maior, do que filhos de pais que não têm qualquer erro de refração. 

“Os erros de refração, miopia, hipermetropia e astigmatismo, são decorrentes da combinação entre fatores genéticos e ambientais. Filhos de pais míopes, por exemplo, apresentam uma probabilidade significativa de terem miopia, mas não serão, obrigatoriamente, míopes também”

Os fatores ambientais devem ser avaliados. Eles podem contribuir com o aparecimento e evolução de alguns erros de refração. Por exemplo, no caso da miopia, quando faz um esforço maior para ver aquilo que está ao perto. É o que acontece quando você utiliza um computador ou o telemóvel, sendo esta uma das causas da “epidemia do século XXI” em todo o mundo, ao qual os oftalmologistas têm vindo a apontar que a prática de atividades ao ar livre e em ambientes com iluminação natural reduz esse aumento.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *