Blog

9 Dezembro, 2019
Descolamento Posterior do Vítreo? Afinal o que é?
por Miguel Mendes | Retina

O humor vitreo é uma substância transparente, com uma textura gelatinosa, responsável pela formação do globo ocular. Além de preencher o interior do olho humano, o humor vítreo é responsável por proteger o olho dos danos causados ​​por um possível traumatismo ocular e por oferecer um suporte homogêneo e firme, para que as imagens sejam claramente refletidas na retina . 

É um dos diagnósticos mais recorrentes numa consulta de oftalmologia.

Como regra geral, o descolamento do vítreo não é uma situação clínica grave, embora possa causar muito alarme no paciente e também possa ser resultado de um descolamento da retina.

O que é descolamento do vítreo?

Com o envelhecimento dos tecidos e a sua idade, o humor vítreo perde sua consistência gelatinosa e começa a se tornar mais líquido e móvel a partir dos 50 anos (embora possa ocorrer mais cedo). Essa maior mobilidade, o humor vítreo encolhe e isso faz com que a membrana hialóideia (camada transparente do humor vítreo) perca os seus pontos de união com a retina e se separe dessa camada que cobre a parte de trás do olho em sua face interna.

Por que ocorre o descolamento do vítreo?

Além do processo normal de envelhecimento, o humor vítreo pode ser separado da retina por outros motivos como:

Cirurgia ocular prévia 

Lesões oculares graves

Processos inflamatórios (como uma uveíte). 

Alta miopia ou miopia patológica

Os altos míopes tem um globo ocular maior e mais volumoso do que o normal. Esse aumento exerce uma tração nas estruturas oculares internas que podem acabar por fazer descolar ou rasgar a retina. De facto, a alta miopia é um dos fatores de risco mais relevantes no descolamento do vítreo, mas também no descolamento da retina.

Sintomas de descolamento do vítreo

O sintoma mais comum do descolamento do vítreo é o da visão turva. No entanto, é um sintoma muito inespecífico; portanto, os pacientes devem prestar atenção especial ao aparecimento de fotópsias, também chamados de flashes de luz que duram vários segundos e que são percebidos principalmente à noite ou em ambientes com pouca iluminação) e moscas volantes, também chamadas miodesópsias.

As moscas volantes são pequenos fragmentos de humor vítreo que se destacam do seu lugar e, em vez de se tornarem completamente líquidos, não levam a se dissolver completamente, ficando suspensos dentro do globo ocular.

Elas são chamados moscas volantes porque são pequenas manchas ou fios de cor escura que parecem flutuar ou voar dentro do olho humano. Eles se movem ao mesmo tempo em que movemos nossos olhos, interferindo na visão. Ou seja, se olharmos para a direita ele nos acompanha, assim como para a esquerda, para cima ou para baixo.

Tratamento de descolamento vítreo

O descolamento vítreo é um fenômeno associado ao envelhecimento dos tecidos e à idade. Dessa forma, geralmente não requer tratamento específico, embora seja aconselhável consultar o oftalmologista de forma imediata e regularmente para verificar a evolução das miodesópsias e flashes luminosos, diferenciando esses episódios do descolamento do vítreo posterior, de uma circunstância que requer cuidados oftalmológicos urgentes, através de em muitos casos, da necessidade de se fazer exames complementares.

O descolamento de retina é uma urgência oftalmológica cuja única solução é cirúrgica. 

De qualquer forma, há pacientes nos quais o descolamento do vítreo se torna especialmente desconfortável ou interfere significativamente com a visão.

Nesses casos, os oftalmologistas podem optar, mas não aconselhável, por dissolver as moscas voadoras com laser ou realizar uma intervenção chamada vitrectomia.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *