O Coronavírus elevou hoje para 304 mortos e mais de 14 mil infectados na China (última atualização 02/02/20).
Além do território continental da China e das Regiões chinesas de Macau e Hong Kong, há mais casos de infecção confirmados em 24 outros países (Rússia, Suécia e Espanha).
A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou na quinta-feira uma situação de emergência de saúde pública de âmbito internacional.
Leia o nosso artigo que explica os cuidados para evitar a contaminação pelo coronavírus. Basicamente, a precaução é igual a outras doenças respiratórias, como a gripe.
O que deve fazer!
- Ficar atento a sinais de infeção respiratória graves semelhantes a uma gripe, como tosse, febre e mal-estar de início súbito, evoluindo para uma insuficiência respiratória aguda. Nesse caso, é preciso procurar assistência médica.
- Usar máscaras
- Lavar e higienizar com frequência as mãos ( antes das refeições e depois de tossir ou espirrar)
- Tapar o nariz e a boca antes de tossir ou espirrar
- Evitar tocar as mucosas de olhos, nariz e boca
- Não partilhar objetos de uso pessoal, como talheres e copos
- Manter os ambientes ou espaços bem ventilados
- Evitar contato direto com pessoas que apresentem sinais de infeção respiratória
Se, ao voltar dessa região, a pessoa apresentar esse quadro, é fundamental procurar assistência médica e informar que esteve nesses lugares.
“Não é um vírus novo. A epidemia e a rapidez da dispersão é que são novos, preocupando a própria Organização Mundial da Saúde, muito em função do que vivemos em 2009, com a gripe suína, que teve início em fevereiro no México e, em seis meses, estava no mundo inteiro”
Siga-nos no facebook em Clínica Oftalmológica Dr. Rui Avelino Resende
Siga-nos no instagram em Clínicaoftalmologia.pt