Blog

17 Fevereiro, 2020
Como o uso excessivo da tecnologia pode prejudicar a sua visão
por Rui Avelino | Conselhos para ter uma visão saudável

Passar horas na frente do computador, telemóveis, tablets e até mesmo passar a noite vendo televisão ou séries da Netflix, pode trazer graves consequências para o funcionamento do corpo humano.

O uso excessivo dessas tecnologias, que fazem cada vez mais parte do nosso dia a dia, afetam diretamente o funcionamento do nosso metabolismo e do nosso sistema visual.

Conheça os principais riscos e prejuízos e  o que podemos fazer para minimizá-los.

Tecnologia e visão

Passamos a maior parte do dia conectados e com tanta exposição à iluminação emitida pelos aparelhos eletrónicos, é habitual que aconteçam alguns sintomas e problemas, como: olho seco, ardor e vermelhidão nos olhos, dificuldade em focar as imagens, além de náuseas, tonturas e dores de cabeça constantes.

Quando estamos na  frente do computador diminuímos a quantidade de vezes que piscamos. Assim, ficamos com os olhos mais secos, porque a lágrima evapora. Então, os olhos podem ficar vermelhos e cansados”.

Problemas visuais causados pela tecnologia

O uso frequente de computadores, tablets e smartphones, exige um esforço muito grande dos olhos, pois costumam ficar muito próximos dos mesmos. Esse esforço pode resultar em alguns problemas visuais como a miopia e a degeneração macular.

No caso da miopia, o uso de aparelhos eletrônicos próximo dos olhos contribui para um esforço excessivo de acomodação ocular. Isto acontece, porque o músculo dos nossos olhos, que trabalha como uma espécie de zoom, precisa fazer esse trabalho de forma repetitiva e prolongada.

Já no caso da degeneração macular, a elevada exposição à luz emitida por esses aparelhos, pode provocar a morte das células fotorreceptoras (que são sensíveis à luz), podendo causar e desenvolver essa doença.

Para além disso pode causar…

O excesso de luz artificial – a luz emitida pelos aparelhos eletrônicos – pode causar uma confusão no funcionamento do seu relógio biológico, resultando em alterações no seu ritmo diário e sono.

Uma das situações que devemos ter em conta e que também requer atenção é a atividade postural durante o uso desses aparelhos. Por exemplo, ao usar o telemóvel, a cabeça inclinada acaba forçando o pescoço, o que afeta a coluna cervical e ao sentar-se na frente do computador é importante alinhar a sua postura, para evitar a sobrecarga ou uma má posição para a coluna. Saiba que a sua postura também está relacionada com o funcionamento do sistema visual.

Dicas para a sua saúde visual

Não se aproxime muito dos telemóveis, tablets, computadores e livros. É importante manter uma distância mínima de aproximadamente 30 cm da cabeça.

Faça intervalos pequenos e frequentes enquanto estiver utilizando os aparelhos eletrónicos.

A cada 20 minutos, evite olhar para computadores por exemplo e observe objetos mais distantes, por cerca de 40-50 segundos.

Ajuste os seus aparelhos eletrónicos com filtros que reduzem o brilho. Isso faz com que a visibilidade seja mais agradável para os olhos e para um bom funcionamento do seu relógio biológico.

Use o modo de leitura á noite, ao qual reduz de forma significativa a fadiga ocular, permitindo-lhe dormir melhor

Lembre-se de piscar frequentemente. Essa é a mais eficiente forma de lubrificar o globo ocular – impedindo secura ocular, ardor e desconforto ocular, além da visão turva.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *