Blog

8 Março, 2020
As mulheres tem mais problemas oculares!
por Clínica Oftalmológica | Saúde Ocular

O dia 8 de março serve para lembrar as conquistas e as discriminações que ainda hoje imperam face ao sexo feminino. Para celebrar este dia, dedicamos-lhe um especial “Saúde Ocular nas Mulheres” que a todas diz respeito.

O Dia Internacional da Mulher foi proclamado oficialmente pelas Nações Unidas em 1975, apesar de ser comemorado desde 1909. Em 1979, foi aprovada a convenção para a eliminação de todas as formas de discriminação contra as mulheres.

As primeiras comemorações surgiram em 1909, mas a data só foi proclamada pelas Nações Unidas em 1975.

Conta-se que foi numa fábrica de têxteis de Nova Iorque em 1857 que tudo aconteceu.

As operárias estavam descontentes com as condições de trabalho, onde tinham salários baixos trabalhavam muitas horas seguidas. As reivindicações deram origem ao Dia Internacional da Mulher.

Após vários anos de luta, manifestações e greves, em 1908 mais de 14 mil mulheres marcharam nas ruas sob o slogan “pão e rosas”. Esta ação fez com que o Partido Socialista decretasse o último domingo de fevereiro como o Dia da Mulher.

O dia 8 de março tornou-se oficialmente a data da comemoração pelas mãos da alemã Clara Zetkin, durante uma conferência mundial das organizações socialistas, decorrida na Dinamarca.

Em Portugal, a primeira mulher a ter direito ao voto foi Carolina Beatriz Ângelo. Natural da Guarda, a mulher conseguiu votar por ser viúva e, portanto, considerada “chefe da família” no tribunal. 

O voto aconteceu a 28 de maio de 1911. Carolina era médica e deu um grande passo em Portugal. 

Hoje em dia, mulheres e homens são vistos pela lei como iguais, mas as desigualdades salariais continuam a existir.

Saúde Ocular nas Mulheres

Olho seco, catarata, glaucoma… Estas são apenas algumas doenças que atingem mais as mulheres do que os homens quando o assunto é a saúde dos nossos olhos. Consegue saber porque as mulheres são mais suscetíveis a terem esses tipos de problemas?  Hoje vamos falar sobre a saúde dos olhos das mulheres.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais da metade dos casos mundiais de cegueira atingem as mulheres.

A explicação pode ser biológica

A explicação, segundo muitos estudos, tem a ver com a parte hormonal. Na menopausa, por exemplo, a mulher diminui a produção de hormonal como estrogênio e a testosterona, causando o chamado “olho seco”, que aumenta a probabilidade de surgirem outras doenças e infecções oculares.

Outra situação ocorre na gravidez. As alterações fisiológicas diminuem a sensibilidade da córnea e fazem variar a graduação dos óculos por exemplo.

Mulheres também são mais afetadas por doenças autoimunes, segundo diversos estudos. Lúpus, psoríase, artrite reumatoide, vitiligo e esclerose múltipla são apenas algumas delas. Dessa forma, todas essas condições podem causar impacto na visão.

A vaidade também pode prejudicar

Questões sociais e culturais também afetam a visão das mulheres. Uma das causas que mais atingem as mulheres quando o assunto são os problemas de visão é a vaidade. 

Muitas vezes, algumas mulheres deixam de utilizar óculos ou lentes de contato porque não se acham bonitas o suficiente para um padrão social. Porém, isso pode fazer com que os olhos possam ser prejudicados.

Utilizar lentes de contato sem necessidade – ou seja, pelo simples fato de querer mudar a cor dos olhos – também pode causar lesões na córnea. Pessoas com alergias ou olhos secos, por exemplo, devem evitar usar lentes de contacto.

Em certos países e em algumas culturas , a mulher também é impedida de gastar dinheiro com sua própria saúde. Sendo assim, com pouca possibilidade de se cuidar, os olhos acabam sofrendo e podem, além de desenvolver novas doenças, piorar as que já existem.

Alguns tipos de maquilhagem e o uso excessivo de rímel e sombras por exemplo, também podem fazer mal à visão. Alguns problemas que podem ser causados são: 

  • Irritações oculares 
  • Sensação de ardor
  • Comichão
  • Conjuntivite 
  • Blefarite

Dormir com a maquilhagem e não utilizar produtos que protejam a pele antes de se maquiar também são fatores agravantes. 

Como evitar os problemas de visão?

Apesar de serem mais facilmente afetadas pelas doenças oculares, as mulheres podem evitar os problemas de visão. A primeira maneira de fazer isso é procurar, periodicamente, um oftalmologista. 

Isso porque algumas das doenças não têm sintomas e são diagnosticadas apenas com exames. É o caso da pressão intraocular. Grávidas num geral também têm outros tipos de problemas, como visão turva e sensibilidade à luz. Assim, é fundamental que sejam acompanhadas por especialistas. 

A alimentação de maneira adequada também pode ajudar na prevenção de doenças oculares. Alimentos ricos em Omega-3, cobre e zinco, vitaminas A, C, D e E são ótimos auxílios para a saúde dos olhos.

Alguns outros cuidados diários são: 

  1. Utilizar óculos escuros
  2. Evitar tocar os olhos com as mãos sujas
  3. Pestanejar quando estiver com telemóveis, tablets e computadores
  4. Não utilizar colírios sem prescrição médica

Cuide da sua saúde ocular!

0 comentários

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

© 2019 Clínica Oftalmológica Dr. Avelino Resende | Política de Privacidade

Desenvolvido por O Carapau Criativo, 2020