Blog

4 Abril, 2020
Artrite Reumatoide – saiba como ela pode afetar os seus olhos!
por Rui Avelino | Uveítes

As doenças reumatológicas são um grupo de patologias que atingem o sistema músculo-esquelético, ou seja, as articulações, os ossos, os músculos, os tendões, os ligamentos e outros tecidos conjuntivos que suportam e ligam tecidos e órgãos.

As funções primárias do sistema músculo-esquelético incluem apoiar o corpo, permitir o movimento e proteger os órgãos vitais.

No entanto, algumas doenças reumatológicas também atingem outros sistemas, como o cardiovascular, o renal e o respiratório, a pele e, até mesmo, a visão.

Das cerca de 100 doenças reumatológicas já descritas, as mais conhecidas são a artrose (ou osteoartrite), artrite reumatoide, gota, febre reumática, tendinite, bursite e a osteoporose.

Existem algumas doenças reumatológicas que atingem os vasos e as estruturas responsáveis pela visão.

A doença reumática mais frequente na população é a artrite reumatoide, patologia que causa inflamação das articulações e sua destruição.

Artrite reumatoide é uma doença autoimune de longa duração que provoca dor e inflamação nas articulações sinoviais. A dor e rigidez muitas vezes agravam-se a seguir ao descanso. É mais comum nas articulações do pulso e das mãos afetando geralmente as mesmas articulações dos dois lados do corpo. A doença pode também afetar outras partes do corpo e causar diminuição do numero de globulosa vermelhos, inflamação à volta dos pulmões e do coração. Muitas vezes os sintomas começam-se a manifestar gradualmente ao longo de semanas ou meses.

O portador de artrite reumatoide pode ter manifestações oculares inflamatórias durante o curso da doença, pois na mesma são formados anticorpos que atacam o próprio organismo. A medicação usada no seu tratamento, como a hidroxicloroquina e a cloroquina, pode provocar alterações permanentes na visão. O paciente com artrite reumatoide deve realizar acompanhamento oftalmológico regular a cada 6 meses.

Outras doenças que causam manifestações na visão são o lúpus eritematoso sistêmico e síndrome de Sjögren, que cursam comolho seco, espondilite anquilosante, síndrome de Behçet, polimialgia reumática e a síndrome de Reiter.

Como se desenvolve?

Na artrite reumatoide, o organismo cria anticorpos contra os tecidos conjuntivos do próprio corpo. Ainda não se sabe claramente qual é o motivo dessa disfunção, mas ela também acontece em outras patologias autoimunes.

Os tecidos conjuntivos estão presentes nas articulações, em tendões, nos ligamentos, nas cápsulas envolvendo os tecidos e nos tecidos de sustentação dos órgãos. Esse tipo de tecido também é importante no sistema ocular, pois constitui e envolve os olhos.

Quando os anticorpos envolvem a esclera (a parte branca do olho), o paciente desenvolve uma esclerite (olho vermelho, dor, edema local, diminuição da visão).

Outra manifestação da artrite reumatoide nos olhos é a episclerite, inflamação da episclera (um tecido conjuntivo vascular e denso que recobre a esclera). Normalmente é menos grave que a esclerite, manifestando-se com olho vermelho e ardor ocular.

Close Up of irritated red blood eye.

Como são tratadas?

Normalmente a nível ocular estas situações clinicas são tratadas com anti-inflamatórios (tópicos e sistémicos).

As doenças reumatológicas atingem grande parte da população e podem prejudicar a visão. Dessa forma, se houver desconforto nos olhos ou alguma dificuldade para ver, deve-se procurar um médico oftalmologista o quanto antes, principalmente se o paciente já souber que é portador de doença reumatológica.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *