Blog

16 Abril, 2020
Está em Teletrabalho – 10 dicas para cuidar dos olhos em casa
por Clínica Oftalmológica | Conselhos para ter uma visão saudável

O confinamento em casa devido à crise de saúde pública causada por Sars-Cov-2 / Covid-19 está a causar um uso excessivo de computadores e esforço visual para perto.

O uso intensivo dos computadores está relacionado a patologias como olho seco, enquanto o trabalho excessivo da visão de perto causa aumento na prevalência de miopia e presbiopia.

O que devemos fazer para proteger os nossos olhos?

  • Reduzir o uso da visão de perto: As formas mais populares de lazer em casa, como o consumo de televisão, videojogos, livros ou a Internet, são realizadas através da sobrecarga de visão para perto. Portanto, é importante alternar essas atividades com outras que requerem visão à distância. Por exemplo, brinque com seus filhos para contar as janelas do prédio em frente ou caminhe um pouco.
  • Regular o brilho dos dispositivos: os dispositivos eletrônicos são padrão com o nível máximo de brilho estabelecido, algo totalmente prejudicial aos olhos. Alguns oferecem a opção de ativar um modo com tons mais quentes, visão noturna e ativar o bloco de luz azul.
  • Piscar frequentemente: quando olhamos para um lugar por um longo tempo, tendemos a piscar menos. Portanto, devemos piscar de maneira mais consciente para manter os olhos naturais e hidratados. As lágrimas artificiais podem vos ajudar.
  • Descanse os olhos: para isso, devemos lembrar a regra 20-20-20. Ou seja, precisamos descansar 20 segundos, a cada 20 minutos de atividade, olhando a seis metros de distância ou 20 pés.
  • Mantenha a distância adequada: entre os olhos e a tela ou o objeto que você está usando, deve haver um espaço entre 50 e 60 centímetros.
  • Reduza o uso de lentes de contacto: na medida do possível, devemos tentar usar óculos em vez de lentes de contacto, pois são mais seguros para os olhos. Se usarmos lentes de contacto, devemos executar uma higiene adequada para evitar infeções oculares.
  • Não esfregue os olhos: nunca toque nos olhos sem lavar as mãos com antecedência para evitar a exposição a patógenos.
  • Mantenha uma temperatura ambiente confortável: gastar muito tempo exposto a aparelhos de ar condicionado, desumificadores ou radiadores causa olhos secos.
  • Ilumine a sala, escritório ou quarto onde se encontra: com uma luz ambiente no teto e outra mais potente que ilumine a superfície onde lê por exemplo. Evite luz direta e sombras.
  • Cuidado com trauma ocular: Algumas atividades relacionadas às tarefas domésticas podem causar trauma ou lesão aos olhos. Portanto, tente usar óculos de proteção e máscaras de policarbonato ao realizar atividades como pregar uma caixa, limpezas de fungos ou podar árvores no jardim.

Esteja atento! Cuide dos seus olhos!

0 comentários

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

© 2019 Clínica Oftalmológica Dr. Avelino Resende | Política de Privacidade

Desenvolvido por O Carapau Criativo, 2020