Blog

20 Abril, 2020
Manchas amarelas na parte branca dos olhos
por Clínica Oftalmológica | Superfície Ocular

A esclera é a parte branca do olho que cobre o globo ocular e a protege de possíveis danos externos. Por vezes, manchas amarelas podem aparecer nos olhos que se formam na esclera podem afetar a função dessa membrana protetora e, portanto, colocar em risco a saúde ocular

O que são as manchas amarelas nos olhos?

As manchas amarelas na parte branca do olho são pequenos nódulos que se formam no interior do olho que não representam maior gravidade para a estrutura ocular, mas devem ser examinados para determinar a sua causa e acompanhá-la. 

Causas

Na maioria dos casos, manchas amarelas nos olhos estão relacionadas a duas condições, a pinguécula e o pterígio .

pinguecula é uma condição que ocorre devido a uma mudança na conjuntiva, membrana transparente que cobre a esclerótica, que transforma o tecido normal num reservatório ou nódulo de gordura, proteína ou cálcio. A pinguécula é geralmente visível na parte do olho mais próxima do nariz. 

pterígio é um crescimento anormal de tecido carnoso que se forma na conjuntiva e pode crescer em direção á córnea.

A pinguécula e o pterígio podem ser formados por vários fatores, como: 

  • Síndrome do olho seco
  • Exposição a raios ultravioleta sem proteção. 
  • Vento, poeira, fumos ou corpo estranho.
  • Tabaco.

Sintomas

O principal sinal da pinguécula e do pterígio é a formação de manchas amarelas nos olhos, especificamente na esclera. Além dessa lesão óbvia, os seguintes sintomas podem ocorrer:

  • Sensação de ter areia ou corpo estranho dentro do olho. 
  • Comichão no olho. 
  • Vermelhidão nos olhos.
  • Irritação nos olhos. 
  • Alterações na visão (sobretudo astigmatismo).

Como é feito o diagnóstico 

Para conhecer a causa das manchas amarelas na parte branca do olho, é necessário examinar minuciosamente a estrutura ocular . Em geral, após um exame oftalmológico de rotina, o especialista pode determinar se as manchas amarelas são causadas pela pinguécula ou pelo pterígio ou se é outro tipo de lesão. 

Tratamento de manchas amarelas na parte branca dos olhos

Manchas amarelas nos olhos causadas por pinguécula e pterígio são geralmente tratadas sobretudo através da administração de colírios e lubrificantes oculares em gotas . Se o paciente apresentar inflamação ocular, o oftalmologista poderá prescrever a aplicação de medicamentos anti-inflamatórios nos olhos. 

Pequenas cirurgias, em regime de ambulatório também podem ser realizadas para remover manchas amarelas nos olhos. Ou então se o pterígio aumentar e invadir a córnea. Esses procedimentos são considerados uma opção quando as manchas representam um desconforto significativo para o paciente ou são grandes o suficiente para afetar a qualidade visual.

Eles são perigosos?

Muitos pacientes com manchas amarelas nos olhos se perguntam se essas lesões são motivo de preocupação, e a verdade é que, na maioria dos casos, essas manchas são nódulos benignos que não comprometem a visão ou a saúde ocular. 

No entanto, a formação dessas manchas é um motivo para procurar o seu oftalmologista, vigiar e prevenir complicações.

 

0 comentários

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

© 2019 Clínica Oftalmológica Dr. Avelino Resende | Política de Privacidade

Desenvolvido por O Carapau Criativo, 2020