Ao longo dos anos, os avanços tecnológicos permitiram a evolução do diagnóstico e da cirurgia refrativa, oferecendo dessa forma técnicas muito mais precisas, rápidas e seguras.
Hoje existe uma ampla gama de opções que permitem tratar os defeitos da visão de acordo com as necessidades de cada paciente. Durante anos, a cirurgia Lasik permitiu que milhões de pessoas com defeitos refrativos fossem tratadas com lasers, mas hoje em dia, os médicos e os próprios pacientes preferem ou optam pelo laser de femtosegundo através da cirurgia chamada de Femtolasik.
O que é a cirurgia Lasik?
A cirurgia Lasik é feita por um dispositivo de corte no tecido da córnea usando um microquetatomo especialmente concebido para este propósito. Uma camada de tecido, mais conhecida como retalho ou flap da córnea, é então levantada e dessa forma é aplicado o laser excimer sob a córnea, previamente programado de acordo com as necessidades do paciente.
No final, o flap é recolocado no lugar sem a necessidade de sutura. Os tecidos e a incisão cicatrizam de forma natural nos dias a seguir.
O que é a cirurgia FemtoLasik?
A cirurgia FemtoLasik é uma técnica mais recente e moderna.
O FemtoLasik usa o laser de femtossegundos, no qual de uma forma precisa são criadas bolhas de CO2, separando o tecido/flap da córnea sem a necessidade de cortes ou incisões . Graças ao femtossegundo, um retalho/flap da córnea é criado com mais segurança .
Depois que o flap é criado, o processo FemtoLasik é o mesmo que Lasik, ou seja, o laser excimer é aplicado para corrigir o defeito de refração (miopia, hipermetria e/ou astigmatismo). Quando a ação do laser excimer termina, o flap é colocado novamente na córnea. Uma das principais vantagens desta cirurgia é que o laser de femtosegundo minimiza as hipóteses de complicações durante e após a cirurgia
Diferenças entre FemtoLasik e Lasik
As diferenças entre Lasik e FemtoLasik estão principalmente no uso do laser de femtosegundo para criar o retalho/flap da córnea:
- Na cirurgia Lasik, o microquerátomo faz um corte no tecido da córnea, enquanto com o FemtoLasik, o laser de femtosegundo separa as camadas do tecido sem fazer uma incisão. A ausência de cortes no FemtoLasik oferece uma recuperação mais rápida.
- O laser de femtosegundos funciona com maior precisão, rapidez e controlo.
- O laser de femtosegundo usado no FemtoLasik oferece um risco menor de ectasia da córnea do que com a cirurgia de Lasik.
- Graças à precisão do laser de femtosegundo as córneas mais finas podem ser operadas.
- Os pacientes operados com FemtoLasik têm um risco menor de exigir retoques no futuro.
- A probabilidade de olho seco após a cirurgia é menor com o FemtoLasik do que com a técnica Lasik.
- Os resultados e a recuperação visual são melhores em pacientes operados com FemtoLasik do que com Lasik.
Que tipo de cirurgia é melhor?
Não podemos dizer que o FemtoLasik é melhor que o Lasik ou vice-versa. Ambos os procedimentos são excelentes para o tratamento de defeitos refrativos e, muitas vezes, a escolha não depende do médico ou do paciente, mas das características anatômicas da estrutura ocular.
Quando uma pessoa tem um defeito de refração, como a miopia, e deseja se submeter a uma cirurgia, é necessário estudar exaustivamente a estrutura ocular para determinar se o paciente é candidato à intervenção ou não. Por exemplo, pessoas com uma córnea muito fina não podem ser operadas com Lasik, portanto devem ser tratadas com FemtoLasik .
Ambos os procedimentos são geralmente igualmente bem-sucedidos e, embora um seja mais moderno e menos invasivo que o outro, isso não implica que as outras técnicas estejam desatualizadas ou fora de uso. De qualquer forma, na nossa clínica, recomendamos o uso do FemtoLasik antes do Lasik convencional, pois ele nos oferece:
- Maior controle.
- Maior precisão.
- Menos surpresas refrativas.
- Melhor recuperação.
Somente o médico oftalmologista pode determinar qual é a melhor cirurgia refrativa para resolver seus problemas de visão.