A Baixa Visão não é uma patologia em si. É uma anomalia visual causada por outras doenças, que não melhora com o uso de óculos graduados, lentes de contato ou cirurgia.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), “Baixa Visão” «é a perda de acuidade visual e / ou campo visual que torna incapaz de realizar as tarefas da vida quotidiana» . Quase 2% da população mundial sofre têm baixa visão.
Uma vez feita a melhor correção óptica, se a acuidade visual não exceder 0,3 no melhor olho e o campo visual for igual ou menor que 20º, um paciente com baixa visão é considerado. A diferença com a cegueira é que, para uma pessoa ser considerada “legalmente cega”, a sua acuidade visual é igual ou menor que 0,1, ou seja, 10% da visão, e o campo visual é igual ou menor que 10º, no melhor olho.
Que doenças causam baixa visão?
Pode ser causada por doenças associadas à idade, patologias congênitas ou traumatismos.
- Glaucoma.
- Degeneração macular da idade (DMI).
- Miopia patológica.
- Albinismo.
- Retinopatia (sobretudo diabética)
- Oclusões venosas ou arteriais oculares
- Retinite Pigmentar.
- Aniridia.
- Albinismo.
- Uveíte.
- Após cirurgia ocular.
A baixa visão dificulta o desenvolvimento de tarefas quotidianas, como escrever, ler, cozinhar, conduzir, ver televisão ou caminhar com segurança. Estes são alguns exemplos de como as pessoas que sofrem com isso veem o mundo: visão periférica, visão focal, visão em túnel, perda de contraste ou brilho.
Além da terapia visual, que pode ajudar a minimizar os efeitos dessa anomalia, é essencial o uso de todas as ferramentas que permitam apreciar objetos com tamanho, luminosidade e contraste maiores, trabalhando assim para maior independência do paciente. No mercado, existem lupas eletrónicas, óculos, smartphones e aplicativos específicos, projetados para facilitar a vida cotidiana de pessoas com baixa visão. Também o apoio social é essencial para a integração bem-sucedida da pessoa com deficiência visual.
Estudos recentes mostram que 80% dos casos de cegueira existentes hoje poderiam ter sido prevenidos ou tratados para evitar a perda total da visão. A realização de uma revisão oftalmológica contribui sem dúvida e de forma segura para a prevenção dessas patologias.
Cuide da sua saúde visual!