Blog

16 Julho, 2020
Coçar os olhos faz mal – Conheça os motivos e tome cuidado
por Rui Avelino | Superfície Ocular

Por diversas vezes, ao longo do dia, você provavelmente leva as mãos aos olhos para os coçar sem se aperceber.

Por ser uma região sensível, é importante manter o cuidado com os olhos, e ficar atento para a frequência de incômodos na região para evitar problemas.

O prurido, popularmente conhecido por “comichão” pode ser desencadeado por diversos fatores. Como as condições do ambiente, doenças e até mesmo pelo uso de medicamentos. Outra situação comum diz respeito aos locais por onde andamos durante o dia. Eles podem provocar a comichão sem que você se aperceba.

Quais os 10 principais motivos pelos quais sentimos comichão nos olhos, dicas de como aliviá-la e medidas de prevenção para cuidar da saúde dos seus olhos. 

Fatores externos 

1 – Pêlo de animais ou do pólen podem dar inicio à conjuntivite alérgica e pode ocorrer durante a primavera e o verão. O melhor é evitar contato com o que causa a irritação e também com ambientes poeirentos ou com concentração de fumo.

2-Ambientes secos também podem desencadear a comichão. Normalmente, ambientes com ar condicionado possuem menos humidade. Com isso o seu olho pode ficar mais seco e com dificuldades na produção lacrimal. Dai os pacientes se queixarem de visão turva, ardor, sensação de corpo estranho e comichão.   

3- Exposição excessiva ao computador, smartphones ou Televisão. Estamos habituados a passar horas diante dos computadores e esquecemos de fazer pausas para descansar os olhos. Isso pode acabar gerando uma irritação, levando a comichão.

4- Excesso de esforço ocular ou stress visual, que também podem ser causados pela exposição excessiva aos computadores. Quanto mais tempo você passa utilizando a iluminação artificial, emitida por esses aparelhos eletrônicos, mais os seus olhos podem sofrer de cansaço ocular. Isso acontece porque você pisca menos vezes que o normal. Assim, a lubrificação dos olhos pode diminuir, o que também resultará em comichão nos olhos.

5 – Se usa lentes de contato, é preciso cuidado e atenção redobrada. Além do ressecamento dos olhos, elas podem, e costumam, concentrar partículas que causam alergias, como a poeira. Lembre-se de as limpar corretamente.

6 – É muito importante ficar atento também ao uso de cosméticos, maquilhagem, shampoo, sabonetes, cremes e até mesmo loções de limpeza, em contato com os olhos, podem causar irritações e alergias, que resultam em comichão. Lembre-se de verificar também a composição dos produtos, para evitar alergias.

Doenças

7 –  O síndrome do olho seco é uma causa muito comum da comichão nos olhos. A lágrima é responsável por lubrificar o olho e, nesses casos, são produzidas menos lágrimas do que o necessário. Pode ser por alguma deficiência, ausência ou até mesmo alguma falha no processo de lubrificação dos olhos. Os fatores externos também podem causar a síndrome do olho seco, como o excesso de exposição ao sol, ar condicionado, humedificadores, poluição, etc.

8 – Inflamações na pálpebra são comuns e também podem deixar o olho irritado. Por exemplo, o terçolho ( causado por infeção bacteriana) e a blefarite, que podem prejudicar a hidratação correta, tem como resultado a comichão na região dos olhos.

9 – Conjuntivite é outra doença associada a comichão. Os olhos ficam vermelhos, muito inchados e lacrimejantes. Apesar da irritação, um dos principais alertas dos médicos é justamente não coçar os olhos para evitar complicações e a transmissão para outras pessoas.

Uso de medicamentos

10 – Alguns medicamentos também podem gerar esse incômodo, como as pilulas anticoncecionais e alguns antibióticos podem deixar o olho muito secoe a vontade de coçar acaba sendo quase inevitável. Até mesmo remédios comuns, para dor de cabeça ou dores musculares, podem ter como consequência o desconforto nos olhos. Inclusive medicamentos para combater a acne merecem atenção quando o assunto é olho seco.

Riscos e complicações

Coçar os olhos pode gerar complicações ainda maiores do que prejudicar inflamações. Elas podem até provocar situações como o descolamento da retina. 

Outra parte do olho que merece atenção é a córnea. A força ou o ato repetitivo de coçar os olhos, podem dar origem a uma doença chamada queratocone. Como resultado, a pessoa passa a ver as imagens de maneira distorcida ou desenvolve muita sensibilidade à luz.

O ato de coçar os olhos pode colocar em risco diversas estruturas que são responsáveis por manter a visão saudável e livre de problemas.

Dicas para aliviar a comichão nos olhos

Uma dica simples para amenizar a comichão é descansar os olhos sempre que possível. Nos dias de hoje, passamos longos períodos na frente de aparelhos eletrônicos. Lembre-se de fazer pequenas pausas, de olhar para objetos ao redor por alguns segundos, ou coloque um aviso ao lado do monitor para lembrar de piscar. Para as crianças, é interessante estimular outras atividades além da TV e do videojogos, como brincadeiras no jardim ou em parques temáticos

Além disso, compressas geladas ou mesmo substâncias calmantes, como a camomila, podem gerar efeitos rápidos para aliviar a comichão. Se ainda assim, não for possível evitar de coçar, utilize as costas da mão. Faça movimentos leves, até que a irritação amenize.

Como se prevenir

Mesmo com essas dicas, o melhor remédio é a prevenção! Isso inclui evitar ambientes com grande concentração de poeira e outras características que podem causar alergias.

Se estiver usando algum medicamento, leia a bula. Assim, você certifica-se se o ressecamento dos olhos pode ser um dos efeitos colaterais. Em caso positivo, avalie com seu médico a possibilidade de usar um colírio lubrificante enquanto estiver em tratamento.

Evite também ao máximo o contato dos dedos e unhas com os olhos. Eles carregam grandes quantidades de sujidade que podem prejudicar. Mesmo se não houver inflamações, qualquer sujidade pode dar origem à comichão e irritação.

Se você ou alguém de sua família tem queixas oculares e insistentes nos olhos, marque uma consulta com o seu oftalmologista. Ele poderá esclarecer quais são as causas do incômodo e orientá-lo em relação ao tratamento mais adequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *