O colesterol é uma gordura essencial existente no nosso organismo, a qual é em parte produzida pelo fígado, mas que também pode ser obtida através da alimentação.
Na dose certa, é benéfico à nossa saúde, caso haja em excesso, pode acumular-se nas paredes das artérias dificultando o fluxo sanguíneo, originando a aterosclerose. Este facto pode conduzir a lesões como a angina de peito ou, em casos mais graves, a enfarte do miocárdio.
Lembramos que algumas doenças oculares podem ter como fator de risco o aumento da taxa de colesterol no sangue.
O xantelasma, a oclusão da veia e da artéria central da retina e o sindrome ocular isquémico são alguns dos exemplos de patologias associadas.
FATORES DE RISCO E SINTOMAS
Infelizmente, não existem sintomas imediatamente visíveis do colesterol elevado. Por outro lado, é fundamental evitar fatores de risco comportamentais que possam potenciar o aparecimento de níveis de colesterol total e LDL elevados numa análise de rotina, tais como:
- Ter uma dieta rica em gorduras saturadas de carnes gordas, bolachas e laticínios
- Consumir em excesso gorduras trans, provenientes de alimentos processados
- Ter excesso de peso
- Não praticar atividade física
- Ser fumador.
ALIMENTOS QUE AJUDAM A REDUZIR O COLESTEROL
Existem alguns alimentos que ajudam a baixar o “mau” colesterol e a prevenir doenças cardiovasculares. E a boa notícia é que nem sempre é necessário sacrificar o sabor:
- Chocolate negro
- Abacate
- Vinho tinto
- Cha verde ou preto
- Nozes, amêndoas, cajus e pistácios
- Cevada, aveia e o arroz integral
- peixe gordo
- Azeite
- Feijão, grão e lentilhas
- Frutas
- Vegetais (quiabo e a beringela.)
Cuide da sua saúde visual!