Embora, popularmente todas as lesões de pálpebra serem consideradas como terçolhos, existem patologias diferentes que causam o seu aparecimento: ordéolo (terçolho) e chalázio.
O terçolho não é nada mais do que um abcesso doloroso, no qual se apresenta com sensação de corpo estranho, vermelhidão, comichão, lacrimejo e/ou sensibilidade à luz.
O terçolho surge como resultado da obstrução de uma ou mais glândulas sebáceas, localizadas no bordo ou espessura das pálpebras. À medida que ocorre a acumulação de líquido sebáceo, o abcesso aumenta de tamanho e torna-se cada vez mais sensível.
O chalázio ocorre numa fase mais posterior e geralmente é menos sintomático pois já se apresenta numa fase “quisto”, provocando apenas inchaço e leve desconforto.
Tratamento
- Procurar sempre um oftalmologista.
- Aplicar compressas quentes, de modo a abrir os poros da pele, liquefazer as secreções e facilitar a drenagem das glândulas”.
- Fazer uma associação de uma pomada com corticóde e antibiótico
- Os terçolhos desaparecem com tratamento simples na maioria das vezes ao fim de 5 a 7 dias e com ajuda de uma pequena compressão. Contudo, pode necessitar de mais tempo, até cerca de um mês.
- Os chalázios, como já estão enquistados, a sua única solução é serem removidos cirurgicamente.