Blog

13 Setembro, 2020
Vão começar as aulas – Quais os problemas de visão mais comuns nas crianças?
por Rui Avelino | Oftalmologia Pediátrica

São aquilo que chamamos as ametropias, defeitos refrativos do olho que normalmente se corrigem com óculos (miopias, hipermetropias ambos com astigmatismo associado ou não).

Miopia 
Um defeito refrativo que não permite ver nitidamente ao longe, embora ao perto a criança não manifeste problemas. 

Hipermetropia
Ao contrário da miopia, quem sofre dela tem mais dificuldades em focar imagens, quanto mais perto elas estiverem. Mas com mais do que 3-4 dioptrias de hipermetropia, a criança já começa a ver mal ao longe também.

Ambliopia ou ‘olho preguiçoso’
Resulta frequentemente do facto de a criança ter uma visão muito boa num dos olhos e muito má em outro. Falamos aqui da ambliopia relacionada com defeitos refrativos

Estrabismo 
É frequentemente consequência da ambliopia. Pode ser alternante nos dois olhos, ou só num olho. A visão binocular alinhada e simultânea resulta do facto de não existir uma grande diferença de refração nos dois olhos – ou vemos bem com os dois, ou temos mais ou menos o mesmo número de dioptrias em ambos. Quando a diferença de dioptrias entre os dois olhos é muito grande, como no caso dos amblíopes, o olho que vê pior tem tendência a entortar para dentro, resultando no estrabismo convergente.

Daltonismo
É uma condição genética e afeta cerca de 6% dos rapazes em idade escolar.
Os daltónicos podem ter dificuldade em distinguir algumas cores. O vermelho e, sobretudo, o verde (o mais frequente, que os faz confundir verdes e castanhos). Problemas em distinguir o azul e o amarelo são mais raros. Mas, normalmente, um daltónico convive muito bem com a condição.”

Exames à visão: com que idade?


Os primeiros exames aos olhos são feitos pelo pediatra de desenvolvimento, quando nascem e aos 6 meses. A primeira consulta de oftalmologia deve ser feita até aos 3 ou 4 anos. Daí para a frente, uma consulta de rotina de 2 em 2 anos, se a criança não tiver problemas maiores. Já as crianças com miopias devem ser vistas todos os anos, porque ela aumenta com frequência.

Cuida da saúde visual do seu filho!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *