Blog

27 Setembro, 2020
Derrame ocular – Porque ocorre? É perigoso?
por Rui Avelino | Superfície Ocular

O derrame ocular ou hemorragia subconjuntival são caracterizados pelo aparecimento de uma mancha vermelha de sangue no interior do olho, como resultado da rotura de um dos vasos sanguíneos da conjuntiva.

Em situações excecionais, essas manchas vermelhas são acompanhadas por um leve desconforto, como sensação de corpo estranho ou irritação.

Causas

Traumatismo ocular

Espirros

Coçar o olho

Tosses súbita ou intensa

Levantar muito peso (esforço fisico)

Uso de anticoagulantes, como por exemplo o ácido acetilsalicílico (aspirina)

Aumento da pressão arterial

Doente diabético

Prognóstico e tratamento 

Devemos enfatizar que não se deve preocupar muito com um olho vermelho uma vez que, mesmo que a cor vermelha da esclera possa ser notória, trata-se de uma circunstância comum, que não tem qualquer gravidade e não tende a causar complicações adicionais. É muito improvável que um derrame ocular comprometa, devido à sua natureza benigna e temporária, a saúde dos seus olhos.

De facto, na grande maioria dos casos, o derrame ocular é reabsorvido por si só num curto espaço de tempo (8-15 dias).

É essencial ter em mente que a hemorragia conjuntival pode aumentar de tamanho durante as primeiras horas da sua primeira aparição. 

Pela sua natureza inócua e a ausência de sintomas, não existem tratamentos padronizados, embora possam ser utilizadas lágrimas artificiais. 

No caso de sofrer um derrame ocular, e especialmente se esse não for o primeiro episódio, é aconselhável monitorizar a pressão arterial e informar o seu médico assistente.

De qualquer forma, o oftalmologista lhe explicará tudo acerca deste sinal!

Cuide da sua saúde visual

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *