Muitas pessoas após terem feito cirurgia à miopia, voltam mais tarde a perder acuidade visual. Diante desse cenário, surge uma pergunta muito frequente: posso voltar a ter miopia? A resposta é sim! Com o passar do tempo as dioptrias surgem novamente e por diferentes motivos.
Quando é necessário operar a miopia uma segunda vez?
A operação de miopia visa corrigir esse defeito na córnea através da aplicação do laser Excimer. Para que esta operação seja bem-sucedida, é essencial que o olho chegue ao seu pleno desenvolvimento (acima dos 18 anos).
Após ter corrigido a miopia, o olho permanece como um olho normal, isto é, como nunca tivesse sido míope. No entanto, em algumas pessoas, o olho operado para esse defeito, apesar de ser um “novo” olho, pode aumentar as dioptrias mais tarde e, novamente ter dificuldade em ver os objetos à media ou longa distância de forma correta.
Quando isso acontece, é necessário que o paciente recorra ao oftalmologista para que avalie o olho em si, determine quantas dioptrias aumentaram e verifique se a espessura da córnea ainda é ideal para poder aplicar o laser pela segunda vez (sempre que se confirme a estabilidade da refração). Ao contrário da primeira operação, a segunda é um retoque simples do Lasik ou PRK.
Posso precisar de outra intervenção mais tarde?
A miopia depende exclusivamente do tamanho e formato do olho; por esse motivo, o olho aumenta de tamanho e, consequentemente, as dioptrias também aumentam. Embora o olho seja considerado totalmente desenvolvido a partir dos 18 anos de idade, é possível que ele mostre variações na sua forma e tamanho até os 30-35 anos de idade. Portanto, se uma pessoa tinha um olho míope aos 18 anos e passou por uma cirurgia novamente aos 24, o olho pode continuar a mudar até os 30-35 anos. No entanto, isso é raro e é comum que após essa idade não haja aumento das dioptrias.