Blog

25 Outubro, 2020
Quais as doenças oftalmológicas associadas a patologia do sono?
por Rui Avelino | Conselhos para ter uma visão saudável

Quando dormimos, uma das primeiras coisas que fazemos é fechar os olhos.

O encerramento palpebral durante o sono ajuda a induzir e a manter o sono, reduzindo o input luminoso e protegendo a superfície ocular. Não há apenas um relaxamento do levantador palpebral, mas também uma contração ativa do músculo orbicular, que mantém os olhos fechados. Em situações de fraqueza do músculo orbicular como nas miopatias faciais, nas ptoses congénitas e nalguns casos de doença ocular da tiróide pode haver uma oclusão palpebral incompleta durante o sono.

Doenças Oftalmológicas Associadas A Patologia Do Sono

Sindroma da laxidão Palpebral (Floppy eyelid syndrome)
– Queratite superficial
– Cicatrizes e Perfuração corneana

Glaucoma primário de ângulo aberto
Glaucoma normotensional

Neuropatia óptica isquémica anterior não arterítica
Papiledema com aumento da pressão intra craniana

Doentes com apneia obstrutiva do sono (AOS) exibem muitas vezes alterações da córnea, como queratites punctatas superficiais, úlceras de córnea, cicatrizes corneanas significativas e perfurações.

Existe um aumento da prevalência de glaucoma primário de ângulo aberto em pacientes com apneia obstrutiva do sono e também uma alta prevalência de perturbações respiratórias durante o sono em pacientes com glaucoma primário de ângulo aberto. Outros estudos têm relatado uma associação significativa entre glaucoma de tensão normal e AOS, particularmente em pacientes idosos. Estudos com pacientes com glaucoma de tensão normal e apneia de sono mostraram que a neuropatia óptica pode estar relacionada com episódios isquémicos agudos.

Também a neuropatia óptica isquémica anterior não- arterítica (NOIA-NA) tem sido frequentemente associada ao sono. Não só pelas profundas mudanças fisiopatológicas que ocorrem durante o sono, bem como pelo elevado número de pacientes que referem a sua perda visual ao acordar.

Pacientes com apneia de sono têm muitas vezes cefaleias matinais. A pressão intracraniana (PIC) de pacientes com AOS foi medida durante a noite e foram encontrados episódios marcadamente elevados relacionáveis com os episódios de apneia.

Pacientes mais idosos com hipertensão intracraniana idiopática e papiledema poderão ter a apneia de sono como um fator causal, e o seu tratamento com CPAP (continuous positive airway pressure) pode reverter o edema do disco óptico.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *