Cerca de 20-25% das crianças em idade escolar têm problemas de visão, e a miopia é o principal deles.
A visão é o sentido mais importante no desenvolvimento físico e cognitivo da criança. É a partir dela que seu filho observa tudo que está ao seu redor, recebendo estímulos, aprendendo gestos e condutas sociais. Por isso, é essencial ficar atento ao comportamento das crianças, já que uma anomalia no desenvolvimento visual pode ter consequências negativas para o resto da sua vida.
A miopia tem sido vista como um problema hereditário. De facto, o fator genético tem uma grande influência, mas a miopia também pode ser provocada por fatores ambientais.
Os pais têm e devem estar atentos ao uso excessivo dos aparelhos eletrônicos, falta de atividade ao ar livre e alimentação inadequada. Isso porque, os aparelhos eletrônicos levam crianças à “miopia acomodativa” pelo excesso de esforço visual para perto que compromete o desenvolvimento da visão para longe.
Uma das formas de atenuar a evolução da miopia é fazer a regra dos 3×30 minutos, ou seja deixe o seu filho, e não mais que isso, estar ao telemóvel/tablet/computador 30 minutos de manha, 30 minutos à tarde e 30 minutos à noite.
O contacto com a luz solar nos espaços abertos estimula a produção de dopamina, hormônio que está associado aos movimentos dos músculos ciliares, essenciais para a troca de foco nas várias distâncias. Dai, a atividade ao ar livre deva estar sempre presente nas crianças e adolescentes.
São muitos os estudos que apontam a importância de passar mais tempo ao ar livre e sua relação com a miopia.
“Uma pesquisa feita pela Universidade Nacional Australiana, publicada na revista médica The Lancet, mostra que as crianças de Singapura – que tem 90% da população adulta míope – passam apenas 30 minutos diários ao ar livre. Em comparação, na Austrália, que tem pouco mais de 10% da população infantil com miopia, as crianças ficam cerca de três horas aproveitando a luz do dia”.
É essencial que a criança tenha hábitos de vida saudáveis e faça atividades físicas ao ar livre.
Cuide da sua saúde visual e da seu filho!