Blog

3 Janeiro, 2021
6 exemplos que são considerados urgência em oftalmologia
por Rui Avelino | Geral

É estimado que as urgências oftalmológicas representem cerca de 5% de todos os atendimentos do serviço de urgência de um hospital/Clínica. Fique a saber alguns dos seus exemplos.

1 Olho vermelho

A aparência vermelha ou sangue nos olhos pode não ser um bom sinal. Esse sinal pode indicar, por exemplo, uma hemorragia do globo ocular, inflamação, dilatação venosa e até mesmo glaucoma. É muito importante procurar um oftalmologista o quanto antes a fim de diagnosticar o problema e tratá-lo da maneira correta. 

2 Perda súbita da visão

Se não teve nenhum outro sintoma e, de repente, perdeu a visão, sem qualquer deve procurar um oftalmologista. Normalmente esta associado a uma hemorragia vítrea, descolamento da retina, oclusão venosa ou arterial. 

3 Episódio de traumatismo

Em caso de traumatismo no globo ocular, trauma provocado por um objeto perfurante, corpo estranho ou por produtos químicos, deve entrar em contato com um oftalmologista rapidamente para evitar complicações e receber o tratamento adequado (algumas das vezes cirúrgico)

4 Visão turva

Sensação repentina de visão embaciada, turva e com intolerância à luz não é normal. É fundamental diagnosticar e tratar esse sintoma o quanto antes.

5 Dor intensa

Dor aguda e náuseas acompanhado de visão turva e vómitos, pode ser um sinal de glaucoma.

6 Moscas volantes

Os sintomas de moscas volantes são, principalmente, o surgimento de manchas escuras no campo de visão que:

  • São semelhantes a moscas, pontos, fios ou linhas transparentes que pairam no ar;
  • Se movem quando se mexe os olhos ou quando se tenta olhar para eles;
  • São mais fáceis de observar quando se olha para uma superfície branca, como uma parede.

No casos em que surgem outros sintomas como flashes, diminuição da visão ou escurecimento nos lados da visão é importante consultar um oftalmologista o mais rápido possível para fazer o diagnóstico do problema e iniciar o tratamento adequado, já que podem indicar problemas mais sérios, como o descolamento de retina.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *