O que pouca gente sabe é que os olhos podem dar alguns sinais do stress.
Um sintoma bem comum e que pode ser considerado um alerta, são os tremores e espasmos involuntários de pálpebras, chamados de “mioquimia das pálpebras”.
Ao contrário do que se imagina, esses sinais e sintomas poucas vezes têm relação com doenças oculares e, na grande maioria, estão relacionados ao stress, a altos níveis de ansiedade, a fadiga, ao excesso de trabalho ou, ainda, a falta de sono.
Dores de cabeça, sensação de olhos cansados, visão turva, comichão, ardor e secura ocular também são sinais de alerta. Eles podem aparecer tanto em pessoas com altos níveis de stress, quanto em pacientes com um quadro de fadiga ocular, popularmente conhecida como vista cansada.
A fadiga ocular é resultado de um esforço excessivo dos olhos ao realizar uma atividade por horas seguidas como ler, conduzir ou ficar concentrado em aparelhos eletrônicos como telemóveis e computadores.
Para quem já tem algum tipo de ametropia, erro da refração ocular que dificulta a nitidez da imagem, como miopia, hipermetropia ou astigmatismo, os cuidados devem ser redobrados, com acompanhamento médico regular.
Em caso de dúvida sobre os sinais e sintomas apresentados, a recomendação é sempre consultar um médico oftalmologista.