Já teve a sensação de que seus olhos parecem mais claros no verão?
Os olhos no verão parecem mais vivos e mais brilhantes.
Por vezes, podemos perceber uma mudança no tom da cor de nossos olhos. Geralmente isso acontece com mais frequência no verão. Vários fatores podem influenciar como a mudança na luz ambiente, a força do sol e o passar mais horas ao ar livre.
Quando passamos mais horas ao sol, não apenas a cor da nossa pele muda, mas a cor dos nossos olhos também pode mudar, ficando com tons mais claros.
Acima de tudo, em nenhum caso, nunca olhe diretamente para o sol para que esse efeito ocorra, pois ele poderá causar lesões irreparáveis. É essencial usar óculos escuros para proteger os olhos dos raios ultravioleta.
Tudo tem a ver com a melanina
A melanina é um pigmento natural encontrado na íris dos olhos, na pele e no cabelo. A sua principal função é fornecer proteção contra os efeitos nocivos dos raios ultravioleta.
A melanina que absorve a radiação solar é encontrado no corpo em diferentes concentrações, o que resulta em diferentes tons de pele e cores de olhos.
Se a íris tiver uma alta concentração de melanina, a dos olhos será mais escura, enquanto em uma concentração mais baixa será mais clara.
Olhos no verão e óculos de sol
Um dos problemas mais frequentes que o sol pode causar nos olhos é a queratite, que se manifesta quando, após um longo tempo de banho de sol, os nossos olhos ficam meios entreabertos e desprotegidos. A pessoa sente desconforto devido à inflamação da córnea.
Nunca se esqueça dos seus óculos de sol e use-os com uma proteção adequeada.
Arco senil
Os olhos também podem mudar de cor nos adultos com o passar do tempo. Os mais claros ficam um pouco mais escuros e os escuros ficam mais claros. Isso geralmente se deve a alterações na produção de melanina ou, em alguns casos, por causas genéticas, há uma mudança gradual na cor.
Com o avançar da idade, depósitos lipídicos podem aparecer nos olhos, o que é conhecido como arco senil, uma espécie de anel branco-acinzentado que aparece na periferia da córnea (por acumulo)
O arco senil é comum em 60% das pessoas com idades entre 40 e 60 anos e praticamente todas as pessoas com mais de 80 anos. Em qualquer caso, é aconselhável consultar o oftalmologista para confirmar o que pode ser devido e descartar quaisquer outras complicações.
Outras causas
A descoloração também pode ocorrer por outros motivos.
Entre os distúrbios que podem causar alterações na cor estão alguns tipos de glaucoma, efeitos secundários de alguns medicamentos, doenças autoimunes, traumas na cabeça ou nos olhos ou inflamação no olho
Mas, além disso, existem doenças oftalmológicas específicas que podem causar alterações de descoloração com mais frequência:
- Glaucoma pigmentar.
- Heteronomia adquirida.
- Uveíte heterocrômica de Fuchs.
- Síndrome de Horner.
Na maioria das vezes, pequenas mudanças na cor de nossos olhos não são importantes.
No entanto, é algo a que devemos prestar atenção se notarmos que a mudança de cor em um ou ambos os olhos ocorre repentinamente.