Blog

29 Setembro, 2021
Exame do fundo do olho pode identificar problemas do coração
por Rui Avelino | Conselhos para ter uma visão saudável

Após os 40 anos é normal surgir a “vista cansada” e dai a visita ao oftalmologista. É também nessa altura que surgem as primeiras manifestações de muitos problemas cardiovasculares.

´É importante a visita ao oftalmologista nesta altura, como uma forma de saber como anda a saúde do corpo em geral. Os exames aos olhos podem indicar presença de diabetes, hipertensão e colesterol por exemplo.

Alguns fatores de risco que ameaçam o coração são os mesmos que podem comprometer a visão.

A obesidade, alimentação inadequada, falta de exercicio fisico, também podem provocar alterações na retina e na capacidade de ver.

Parecidos

Num estudo já com alguns anos “Os pesquisadores da Universidade de Washington e da Universidade de Michigan, ao estudar como a poluição pode comprometer o funcionamento cardíaco, descobriram que os efeitos podiam ser mesurados numa avaliação aos olhos. A explicação deles é simples: os vasos sanguíneos existentes na cavidade ocular são muito parecidos com os existentes no coração e, por isso, afetados pelos mesmos fatores de risco”.

Este estudo, tornou o exame oftalmológico ainda mais importante. “É um procedimento simples, nada invasivo e que oferece muita informação clínica sobre o funcionamento do corpo humano“.

A diabetes está diretamente ligada a problemas oculares. “O alto nível de glicose no sangue, característica desta patologia, deixa os vasos sanguíneos da retina mais frágeis, o que pode levar à retinopatia diabética, o que por sua vez pode causar hemorragias no fundo do olho pelo rompimento dos vasos sanguineos”.

Na hipertensão arterial são atingidos diretamente os vasos da retina “A circulação sanguínea alterada, mais rápida e com maior pressão, causa lesões nos tecidos das veias e artérias dos olhos, principalmente, da retina. Tromboses, oclusões e edemas são algumas consequências da hipertensão arterial nas veias da retina. Podem levar à baixa visual ou, até mesmo, à cegueira”,

O colesterol elevado pode gerar a formação de placas de gordura na corrente sanguínea, o que pode causar a obstrução da passagem do sangue para os tecidos oculares e para a retina.

O exame do fundo do olho pode detetar problemas do coração e ajudar no diagnóstico de doenças assintomáticas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *