Diferente dos anos 1960 a 1990, quando os televisores emitiam radiações que podiam provocar lesões nos olhos, hoje os aparelhos não apresentam esse tipo de ameaças e os riscos estão mais relacionados com o tempo em que está a ver a TV, principalmente quando a luz ambiente está desligada. Isso ocorre porque os olhos precisam se adaptar às diferentes luminosidades e a pupila acaba dilatando e contraindo com muita frequência, o que pode causar fadiga ocular, olho seco e dores de cabeça.
Não existe uma recomendação de distância para assistir a TV, mas é claro que é sempre melhor não ficar muito perto dela.
- A necessidade e o hábito de ficar muito próximo podem, na verdade, ser um indicador de que há uma alguma dificuldade em ver ao longe, ou seja, ser míope.
- Outro problema que pode ocorrer é o síndrome do olho seco, já que a tendência é piscarmos menos vezes quando estamos à frente da TV. Apesar de causar ardor e incômodo, o olho seco pode ser evitado com pequenas atitudes como desviar o olhar da TV, lembrar de piscar os olhos ou aplicar colirios lubrificantes.
Porque é que as crianças se sentam tão perto da televisão?
Os olhos das crianças têm uma capacidade de focar planos mais perto delas do que os olhos dos adultos. Talvez por isso seja comum as crianças sentarem-se mais perto da televisão. No entanto esse comportamento não é aconselhável. Ainda assim, pode haver outra razão para as crianças se sentarem tão perto, terem miopia ( quando os olhos não vêem bem ao longe).