As crianças e os bebés podem ser distraidos no momento de se lhe colocarem as gotas, mas normalmente elas na sua idade pré-escolar e escolar são geralmente os pacientes mais difíceis de lhes dar a volta. Eles têm idade suficiente para entender o que está acontecendo, mas não são adultos o suficiente para argumentar. As crianças e adolescentes com necessidades especiais, incluindo autismo ou outros distúrbios sensoriais, podem enfrentar e dar “mais luta”.
Muitas crianças e adultos precisam de colírios prescritos diariamente, mas poucos se sentem confiantes em usá-los.
Dicas para dar colírio às crianças sem drama
- Antes de começar, reveja a forma correta de colocar o colírio para que você possa fazê-lo com segurança e eficácia.
- Seja honesto com as crianças. A maioria das gotas arde um pouco, especialmente após a cirurgia, e é importante manter a confiança da criança.
- Ter uma segunda pessoa ao seu lado para ajudar. Uma pessoa pode manter a criança quieta, enquanto a outra coloca gotas.
- Esteja relaxado. As crianças mais novas seguem as suas sugestões e a linguagem corporal.
- Procure no momento, se se der o caso, crianças que não vão cooperar no seu entender; ralhar pode aumentar a ansiedade tanto para os pais quanto para a criança e uma criança relutante provavelmente nunca estará “pronta” para colocar as gotas.
- Mostre um brinquedo favorito que tenha mais a mão para uma criança que é um pouco cooperativa, mas nervosa.
- Se a criança não abrir os olhos, coloque-a deitada e coloque uma 2-3 gotas no canto interno do olho. Em seguida, use as duas mãos para separar as pálpebras superior e inferior, ou a levante de forma repentida, pois a tendência é ela abrir os olhos imediatamente, será sempre uma boa forma de ajudar o medicamento a entrar.
- Se a criança tem um sono profundo, você pode aplicar gotas suavemente durante a sua sesta ou à noite.
- Se está preocupado com o excesso de medicação, não se preocupe pois é seguro…lá diz o ditado, … “antes a mais do que a menos”. Pode diminuir a quantidade que é absorvida pressionando com o dedo no canto interno entre o olho e o nariz após a administração das gotas.
- Pergunte ao seu médico se há alguma alternativa (sobretudo pomada). Se for o caso, aqueça o tubo no seu bolso ou na mão por vários minutos e, em seguida, carregue no tubo da pomada e coloque dentro do olho.
- Limpar a face da criança com uma gaze limpa