Blog

21 Agosto, 2022
Porque temos um olho mais fechado do que o outro?
por Rui Avelino | Pálpebras

Se notar que uma pálpebra está mais fechada que a outra, é possível que tenha ptose palpebral.

Por norma e geralmente afeta a pálpebra superior, sendo causado pelo mau funcionamento de um dos músculos responsáveis ​​pela elevação da estrutura palpebral. Pode afetar apenas uma pálpebra ou ambas. 

Causas

  • Causa genética . Ter histórico familiar dessa doença ou já ter nascido com ela, o que pode afetar o desenvolvimento visual da criança. Também pode ser um sintoma de algumas doenças musculares.
  • Mau funcionamento muscular . Os músculos responsáveis ​​por elevação da estrutura pálpebral (músculo levantador da pálpebra) podem se deteriorar com o tempo. Nesse sentido, o próprio envelhecimento do corpo pode ser a causa direta de uma pálpebra parecer mais fechada que outra. 
  • Aparecimento de um quisto ou lesão (neoplasia). Ai, também podemos chamar de ptose mecânica.

Como é diagnosticado?

A única maneira de diagnosticar ptose ou pálpebra descida é indo ao oftalmologista. O oftalmologista verifica as pálpebras, assim como todo o olho em si.

Que soluções existem para pálpebras descidas?

Existem várias soluções que nos ajudam a combater o aparecimento de pálpebras descidas

  • Fortalecimento dos músculos com os exercícios corretos
  • A solução cirúrgica: blefaroplastia

Fortalecimento dos músculos com os exercícios corretos

Quando a causa de ter uma ou ambas as pálpebras descidas é o envelhecimento natural, esta situação pode ser melhorada, ou pelo menos impedida de ir mais longe, realizando os exercícios apropriados.

Uma possível rotina de exercícios focada no fortalecimento dos músculos ao redor dos olhos seria esta:

  • Abra e feche os olhos . Se você quiser ser mais eficaz, você deve fechá-los com força e abri-los lentamente por 5 segundos.
  • Pressione as sobrancelhas . Este exercício consiste simplesmente em colocar os dedos indicadores nas sobrancelhas e pressionar. Enquanto isso, tente levantar as sobrancelhas o máximo possível. 
  • Mova os seus olhos no sentido horário . Este exercício é feito sentado, mantendo as costas e o pescoço direitos enquanto faz círculos com os olhos. 
  • Puxe a pele para trás . Envolve colocar vários dedos das mãos nas duas frontes e esticar a pele para trás. Enquanto isso, eles abrem e fecham os olhos repetidamente e rapidamente.  

A solução cirúrgica: blefaroplastia

Nos casos em que a descida da pálpebra seja mais significativa e até dificulte a visão do paciente, pode ser aconselhável realizar uma intervenção cirúrgica visando corrigir o músculo que está localizado na parte superior da pálpebra.  Esta intervenção é conhecida como blefaroplastia.  A decisão de realizar ou não esta intervenção deve ser sempre avaliada por um oftalmologista. 

A blefaroplastia é uma cirurgia simples, é realizada em regime de ambulatório sob anestesia local e tem uma duração entre 30-40 minutos. O pós-operatório é menos incômodo do que no caso de outras cirurgias oculares. O paciente geralmente está totalmente recuperado após 15 dias. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *