Ter um olho de cada cor é uma característica rara chamada de heterocromia, que pode acontecer devido à genética ou devido pontualmente a algumas doenças. Pode ocorrer também em cães ou gatos.
A diferença de cores pode ser entre os dois olhos, quando é chamada de heterocromia completa, e neste caso cada olho tem uma cor diferente do outro, ou a diferença pode ser em apenas um olho só, quando recebe o nome de heterocromia sectorial, em que um único olho tem 2 cores, também podendo ser de nascença ou alterado devido a uma doença.
Quando a pessoa já nasce com um olho de cada cor, isto não prejudica a visão nem a saúde dos olhos, mas é importante ir ao médico oftalmologista verificar se existe alguma doença ou síndrome genético causando a mudança de cor.
A heterocromia ocorre devido principalmente a uma herança genética que causa diferenças na quantidade de melanina em cada olho, que é o mesmo pigmento que dá cor à pele. Assim, quanto mais melanina, mais escura é a cor dos olhos, e a mesma regra vale para a cor da pele.
Causas primárias
- Genética
- Nevo de Ota
- Neurofibromatose
- Síndrome de Horner
- Síndrome de Wagenburg
Causas secundárias
- Glaucoma
- Diabetes
- Inflamação e sangramentos na íris
- Traumatismo ocular