Blog

29 Setembro, 2022
Os primeiros sinais de doença cardiaca podem aparecer nos olhos
por Rui Avelino | Noticias

De acordo com especialistas internacionais, os oftalmologistas podem detectar sinais de doença cardíaca durante um exame oftalmológico de rotina. Um novo estudo descobriu que pessoas com doenças cardíacas geralmente têm na retina lesões retinianas (derrame ocular).

O derrame ocular ocorre quando o olho não tem fluxo sanguíneo e oxigênio, fazendo com que as células retinianas padeçam. Isso cria uma chamada lesão isquêmica da retina perivascular. Essas lesões podem ser detetadas quando os oftalmologistas usam uma ferramenta de imagem chamada tomografia de coerência óptica ou OCT.

De referir que este mesmo exame (OCT) pode detetar de forma precoce Alzheimer ou Parkinson por exemplo.

Enquanto as lesões deixadas pelos derrames podem estar presentes em um pequeno número de pessoas saudáveis, aqueles com doenças cardíacas tendem a ser um número muito maior.

O olho é o único lugar do corpo humano onde um médico pode ver ao vivo dos vasos sanguíneos, nervos e tecido conjuntivo sem depender de um procedimento invasivo. É por isso que os oftalmologistas costumam ser os primeiros a identificar problemas de saúde como hipertensão alta, colesterol alto e acidente vascular cerebral (AVC), entre outros.

Detetar una doença cardíaca a tempo pode salvar vidas.

O diagnóstico e o tratamento precoce podem ajudar a prevenir um ataque cardíaco ou derrame cerebral.

Os oftalmologistas podem encaminhar os pacientes a um cardiologista se detectarem lesões oculares num OCT, especialmente se o paciente não tiver sido submetido a um exame de saúde completo ou mesmo se não tiver histórico de doença.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *