Terapia Fotodinâmica

INÍCIO / cirurgias / retina / terapia-fotodinamica

O que é

A Terapêutica Fotodinâmica é um procedimento minimamente invasivo, sendo realizada em ambulatório, consistindo na administração endovenosa de um fármaco fotossensibilizante (Verterporfina) com a sua subsequente activação por uma radiação laser com um comprimento de onda definido - laser de Diodo, com um comprimento de onda de 690 nm.

Tem a grande vantagem de o produto administrado se acumular electivamente nas estruturas anómalas (neo-vasos) que se encontram em proliferação. Ao ser activado pelo laser este fármaco dá origem à formação de formas químicas intermediárias, muito reactivas e que desencadeiam um mecanismo de destruição das estruturas neo-vasculares anómalas, não afectando as células e estruturas retinianas saudáveis.

Perguntas Frequentes

Degenerescência macular ligada Idade da forma exsudativa (DMLI) com neovascularização coroideia subfoveal predominantemente clássica
Neovascularização coroideia subfoveal secundaria a miopia degenerativa
Combinação com antiangiogénicos nos casos mais resistentes de DMLI neovascular.
Neovascularização subretiniana sob a fóvea (origem inflamatória, traumática)

A maioria das reações adversas são ligeiras a moderadas e de natureza transitória.

Reações ao local da injeção (incluindo dor, edema, inflamação, extravasamento, erupções, hemorragia e descoloração) e alterações da visão (visão enevoada, distorção da visão, fotopsia, diminuição da acuidade visual e alteração do campo visual, incluindo escotomas e manchas negras).

© 2019 Clínica Oftalmológica Dr. Avelino Resende | Política de Privacidade

Desenvolvido por O Carapau Criativo, 2019