Hipermetropia

INÍCIO / especialidades / cirurgia-refrativa / hipermatropia

O que é

É um defeito refrativo em que as imagens se focam atrás da retina, afetando a visão de perto.

Cerca de 50% da população é hipermetrope, embora com valores pequenos.

Pode aparecer isolada ou associado a astigmatismo.

A hipermetropia é mais comum nas crianças e, quando os valores são pequenos, não se associa a dificuldade visual. Quando a hipermetropia é mais elevada, ocorre maior risco de ambliopia (olho preguiçoso) ou estrabismo.

Ao contrário da miopia, muitos casos de hipermetropia tem tendência a melhorar com a idade e com o crescimento da criança.

Tratamento

Laser Lasik ou PRK
Lentes fáquicas Lentes intraoculares

Perguntas Frequentes

A hipermetropia sofre influência genética.
Apesar de ser difícil saber o risco de um filho ver a desenvolver hipermetropia, se um dos pais ou ambos forem hipermetropes a probabilidade é maior.

Óculos
Lentes de contacto

Salvo algumas exceções, a cirurgia pode ser feita, a partir do momento em que a hipermetropia esteja estabilizada a partir dos 20 anos. A partir daqui o fator idade não limita uma possível cirurgia, embora possa influenciar a escolha da melhor solução cirúrgica.

Quando se quer corrigir um defeito refrativo a partir dos 50-55 anos, pode-se implantar uma lente intraocular que substitui o cristalino, que com o tempo vai perdendo elasticidade (presbiopia) ou transparência (catarata).

Perguntas Não Frequentes

Hoje em dia, dispomos de varias técnicas. A mais frequente para pequenos defeitos refrativos, como miopia, hipermetropia e astigmatismo é o Laser Excimer, mas também existem outras opções para casos mais especiais como lentes fáquicas ou cirurgia do cristalino transparente.

Sendo certo que a mais conhecida é o Lasik, esta não é a melhor opção, existindo outras técnicas o PRK, lentes fáquicas (se indicação) ou cirurgia do cristalino transparente.

Sim, pode fazer qualquer desporto, sempre que as condições físicas o permitam e passados alguns dias (sempre sobre recomendação do oftalmologista).

Geralmente, uma pessoa operada a lasik tem uma visão aceitável em poucas horas. No entanto, em algumas ocasiões, a visão demora mais tempo a recuperar.

Durante uns dias, especialmente nas primeiras duas semanas, deve de evitar esfregar os olhos, tomar banho em piscinas ou maquilhar-se, por exemplo.

© 2019 Clínica Oftalmológica Dr. Avelino Resende | Política de Privacidade

Desenvolvido por O Carapau Criativo, 2019