Estrabismo

INÍCIO / especialidades / estrabismo / estrabismo-no-adulto

O que é

Estrabismo é um problema visual em que os olhos não estão alinhados de forma correta, ou seja, não apontam para a mesma direção. Enquanto um olho está a olhar em frente, o outro pode estar desviado para dentro, para fora, para cima ou para baixo.

Existem vários tipos de estrabismo, sendo que a origem da maior parte dos estrabismos ainda não esta completamente esclarecida, supondo-se que resulte do desequilíbrio de um centro de regulação cerebral.

A principal consequência do estrabismo é a ambliopia, que é uma lesão estrutural do sistema visual. Ou seja, o olho estrábico sob o ponto de vista estrutural é perfeito, mas vê mal porque o desalinhamento ocular impede o desenvolvimento harmonioso das estruturas que compõem a via ótica.

Em algumas ocasiões, um dos olhos é dominante e o outro se desvia, mas também pode ocorrer que exista alternância ocular.

Embora seja uma doença que se associa na infância, também pode ocorrer e ser tratada na idade adulta.

Tratamento

O Estrabismo no adulto tem tratamento tal como outro qualquer tipo de estrabismo.
Se o estrabismo for tipo acomodativo, o tratamento corretivo com óculos resolve.

Se for outro tipo de estrabismo, a correção poderá passar por uma cirurgia.
Se desenvolver uma ambliopia, primeiro há que recuperar a visão do olho, fazendo oclusão com penso no olho melhor (se possível).
Se uma vez corrigido os defeitos refrativos e a ambliopia o desvio ocular persistir, é necessário optar por uma intervenção cirúrgica.

Perguntas Frequentes

No olho amblíope, a acuidade visual por diferentes causas não se desenvolve.

O olho é anatomicamente normal, ou seja, a sua estrutura interna é normal, mas não desenvolveu a visão.

Numa maioria dos casos sim. O tratamento com exceção do acomodativo passa por uma intervenção cirúrgica nos músculos extraoculares.

Ás vezes, as pessoas já operadas ao estrabismo perguntam se podem ser operados novamente. A resposta é sim, sendo que o problema é saber o que devemos esperar da cirurgia.

Nas pessoas já operados anteriormente, a avaliação do estrabismo, assim como a cirurgia podem ser mais difíceis, sobretudo porque a maioria das pessoas não possuem informação prévia do que tinham antes e que tipo de cirurgia fizeram, não sabendo onde realmente estão localizados os músculos por exemplo.

De qualquer forma, em qualquer caso, a pessoa é sempre uma boa candidata a fazer cirurgia.

Perguntas Não Frequentes

É uma oscilação ocular do tipo vai e vem, repetitiva e involuntária, que pode ser fisiológica ou patológica.

Os movimentos podem ser sacádicos, pendulares ou mistos.

© 2019 Clínica Oftalmológica Dr. Avelino Resende | Política de Privacidade

Desenvolvido por O Carapau Criativo, 2019