A miopia é o defeito refrativo mais comum do globo ocular, no qual as imagens se focam a frente da retina, o que dificulta a visão para longe.
Quando a graduação supera as 6 dioptrias e um comprimento axial superior a 26,00 mm estamos perante um caso de miopia patológica, alta miopia ou miopia degenerativa.
A miopia degenerativa apresenta-se como uma condição progressiva e degenerativa que se manifesta desde a infância.
O erro refrativo aumenta rapidamente durante a adolescência, podendo atingir por vezes 20 a 30 dioptrias na idade dos 25 anos.
....contacto nas crianças (ortoqueratologia) tem trazido complicações, embora em alguns pequenos estudos pareça promissor os seus resultados.
Em crianças, o uso de atropina tópica bem como o uso de lentes bifocais ou progressivos tem mostrado resultados contraditórios.
Nos adultos com alta miopia é desaconselhável a cirurgia a laser, ao contrario, dos de baixa e moderada miopia.
A opção para os adultos e de alta miopia pode passar pela possibilidade de colocar lentes intraoculares fáquicas ou pseudofáquicas.
Nos casos em que a miopia patológica está associada a algumas complicações sobre ela, as opções podem passar por laser árgon, terapia fotodinâmica com verteporfina, uso de antiangiógenicos e vitrectomia.
Por um lado, o olho alto míope tem uma maior predisposição para certas doenças oculares, especialmente na retina, como o descolamento da retina, degeneração da retina central por placas de atrofia, crescimento de neovasos por baixo da mácula, buraco macular miópico e separação das camadas da retina macular (esquisis). Estas alterações na retina podem provocar uma incapacidade visual importante e incidir diretamente na qualidade de visão, pelo que é importante diagnostica-las de uma forma precoce.
Existem certos sinais de alarme, como o aparecimento de moscas volantes, fotopsias, escotomas e visão distorcida (metamorfopsias). Perante qualquer um destes sintomas, deve ser observado imediatamente por um oftalmologista.
Se pratica desporto, deve ter o mesmo cuidado como qualquer outra pessoa.
Pode utilizar óculos de proteção para evitar lesões ou traumatismos.
As pessoas com mais de 6 dioptrias tem alta miopia e devem ser observadas regularmente.
Tem algumas limitações, como na cirurgia refrativa com laser excimer, que está indicado para pessoas com menos de 6 dioptrias, mas existem técnicas como a cirurgia refrativa com lentes intraoculares que são uma boa opção.
As pessoas que apresentam baixa visão, apresentam muitas e diversas dificuldades no seu dia a dia.
Os óculos com lentes de aumento, lupas manuais, lupas de apoio, e auxiliares não óticos (computadores e tablets) são muito usados.
Desobstrução de objetos ou barreiras por onde caminha
Devemo-nos identificar perante a pessoa invisual
Oferecer ajuda e auxiliar devidamente
Dar informações de forma correta e clara
Ter cuidado com o cão guia, não o distraindo
As injeções intraoculares atuam libertando fármacos no interior do olho, especialmente na retina e de uma forma mais especifica na mácula.
São usadas no tratamento da DMI, embora também se usam nos casos de trombose retiniana, miopia degenerativa e doenças vasculares da retina como na retinopatia diabética.
Com o uso de injeções intraoculares, tem-se conseguido que cerca de 60% dos pacientes tratados recuperam a visão, para 20% que o faziam com outras técnicas, evitando-se os riscos associados à cirurgia, cujo numero se reduziu a quase metade nos últimos anos, graças a esta opção farmacológica.