Miopia

INÍCIO / especialidades / cirurgia-refrativa / miopia

O que é

É um defeito refrativo em que as imagens se focam a frente da retina, afetando a visão de longe.

Cerca de 25% da população é míope, podendo aparecer de forma isolada ou associada a astigmatismo.

Se a miopia for superior a 6 dioptrias, falamos em alta miopia, que nos pode levar a alguns riscos ou complicações visuais no futuro ( glaucoma ou descolamento da retina).

Pode ser corrigida com laser ou lentes intraoculares.

Tratamento

Laser Lasik ou PRK
Lentes fáquicas
Lentes intra-oculares

Perguntas Frequentes

Genética (história familiar)
Crescimento precoce
Ambiente (leitura prolongada, trabalhar com objetos muito perto, menos horas ao ar livre)
Alterações acomodativas
Catarata

Óculos
Lentes de contacto

Salvo algumas exceções, a cirurgia pode ser feita, a partir do momento em que a miopia esteja estabilizada a partir dos 20 anos. A partir daqui o fator idade não limita uma possível cirurgia, embora possa influenciar a escolha da melhor solução cirúrgica.

Quando se quer corrigir um defeito refrativo a partir dos 50-55 anos, pode-se implantar uma lente intraocular que substitui o cristalino, que com o tempo vai perdendo elasticidade (presbiopia) ou transparência (catarata).

A miopia sofre influência genética.

Apesar de ser difícil saber o risco de um filho ver a desenvolver miopia, se um dos pais ou ambos forem míopes, a probabilidade é maior.

Normalmente, entre os 20 e 22 anos. No entanto, é variável de pessoa para pessoa.

Não.

A progressão da miopia está relacionada com o crescimento do globo ocular, embora alguns estudos muito recentes sobre ortoqueratologia, tentem provar que o uso de lentes de contacto, travem a sua progressão (sobretudo em crianças a volta dos 10 anos idade.

Sim, pode ocorrer. Existem em muitos casos, em que as pessoas míopes e que usam óculos, deixam de os usar a partir dos 40 anos idade porque surge a presbiopia.

Perguntas Não Frequentes

Hoje em dia, dispomos de variadas técnicas.

A mais frequente para pequenos defeitos refrativos, como miopia, hipermetropia e astigmatismo é o Laser Excimer, mas também existem outras opções para casos mais especiais como lentes fáquicas ou cirurgia do cristalino transparente

Sendo certo que a mais conhecida é o Lasik, esta não é a melhor opção, existindo outras técnicas como PRK, lentes fáquicas (se indicação) ou cirurgia do cristalino transparente.

Sim, pode fazer qualquer desporto, sempre que as condições físicas o permitam e passados alguns dias (sempre sobre recomendação do oftalmologista).

Geralmente, uma pessoa operada a Lasik tem uma visão aceitável em poucas horas. No entanto, em algumas ocasiões, a visão demora mais tempo a recuperar.

Durante uns dias, especialmente nas primeiras duas semanas, deve de evitar esfregar os olhos, tomar banho em piscinas ou maquilhar-se, por exemplo.

© 2019 Clínica Oftalmológica Dr. Avelino Resende | Política de Privacidade

Desenvolvido por O Carapau Criativo, 2019