O uso de alguns equipamentos para pedalar vai além de um fator meramente estético.
O uso de óculos funciona como um item de segurança necessário. Os óculos para ciclistas comprovam essa afirmação, mesmo para quem usa a bicicleta de forma pontual.
Apesar de haver inúmeros ciclistas em não os usar, o seu uso tem vindo a aumentar. Os óculos tem vindo a ter um papel importante em provas de ciclismo de enduro ou nas cidades. Independentemente da distância, praticar ciclismo é sempre uma aventura, e como em todos os passeios, há sempre alguns riscos. No ciclismo, os riscos são representados pelo vento, poeiras, insectos ou areias/pedrinhas que podem atingir os olhos.
Como é fácil de imaginar a principal função dos óculos é a proteção dos olhos, órgãos extremamente sensíveis do nosso corpo e que estão expostos. Por exemplo, com o vento batendo na face a baixa ou alta velocidade está sujeito a receber nos olhos, qualquer detrito, pedrinha, insectos ou um simples objeto minúsculo.
Numa prova de enduro, os perigos aumentam, pois é um ambiente cheio de árvores e pedras, que em uma queda podem ferir gravemente os olhos. Os óculos para ciclistas também funcionam como uma proteção contra a luminosidade, que por vezes atrapalha no ciclismo. Usar óculos adequados é imperativo e seguro quer num treino ou prova oficial, fazendo com que o ciclismo seja muito melhor!