Para uma cirurgia desse tipo, é necessária uma série de exames nos quais dependerá do oftalmologista avaliar qual a técnica de cirurgia refrativa mais indicada ( laser ou lente fáquica), dependendo da idade, graduação, avaliação do segmento anterior e posterior do olho do paciente.
Os exames pré-operatórios são:
- Tonometria: medição da tensão ocular
- Acuidade visual e a sua graduação
- Topografia corneana
- Aberrometria
- Microscopia especular
- OCT
Os exames realizados determinarão o estado em que a córnea está e se poderá ou não ser feita cirurgia. Ou seja, como se pretende alterar sua forma e espessura, será necessário analisar a forma que a córnea originalmente possui.
Algumas recomendações para quem usa lentes de contacto ou maquilhagem
Para isso, será essencial removermos as lentes de contato (se as usar) com tempo suficiente para que a córnea esteja normal (as lentes de contato produzem alterações físicas na superfície da córnea, alterando a hidratação ou originar um pequeno edema superficial).
Se o paciente usar lentes de contato, é recomendado e necessário não usá-las por 1 semana (gelatinosas) ou 3 semanas (rígidas), antes da cirurgia a laser e nem colocá-las, mesmo que temporariamente.
Por outro lado, as mulheres não devem maquilhar os olhos durante os dois a três dias anteriores à intervenção, nem usar toalhetes para remover maquiagem à noite, mesmo que não apliquem maquiagem.
Siga sempre as recomendações do seu oftalmologista.