Não é novidade para ninguém que o olho é uma das partes mais frágeis do corpo humano. O cuidado e a sua proteção deve ser constante, ainda mais para quem usa lentes de contacto. Sabendo ou não, o seu uso inadequado pode resultar em algumas doenças oculares, podendo levar até a perda da visão.
Lentes fora do prazo de validade ou com uma higienização deficitária ou pouco cuidadosa podem resultar em algumas alterações inesperadas, sobretudo a nível da superfície ocular. Isso pode ser extremamente perigoso para si e para a sua saúde ocular.
Quais os principais riscos do uso inadequado das lentes
Não sendo usada de maneira correta, a lente contacto pode causar sérios problemas à visão, como infecções oculares, alergias, podendo em alguns casos até levar à cegueira. Uma das situações, que ocorre com alguma frequência é usar as lentes para além do prazo da sua validade ou dormir com elas.
Para além disso, outra situação preocupante é a possível inflamação dos olhos e outras alterações oculares, como conjuntivite. Ai, os cuidados devem ser redobrados, pois o risco de perder a visão do olho aumenta.
Quais os cuidados a tomar?
Antes de colocar e retirar as lentes, lave bem as mãos e em seguida, ao retirá-la, higienize a lente com a solução específica recomendada pelo médico. A solução multiuso é a única que não causa o acúmulo de bactérias e micro-organismos.
Para quem usa maquilhagem, a dica é colocar as lentes antes de passar ou tirar a maquilhagem. E sempre é bom ter em mente que não é recomendado partilhar produtos como o rímel, o lápis de olho, entre outros. Afinal, eles podem aumentar ainda mais o risco de transmitir uma conjuntivite.