Blog

26 Março, 2020
Afinal, devemos ou não devemos usar lentes de contacto durante a pandemia – Saiba a resposta
por Clínica Oftalmológica | Lentes de contacto

As lentes de contacto frequentemente induzem inflamação/ irritação da superfície ocular e contribuem para secura ocular, levando a maioria dos seus utilizadores coçarem os olhos. Por este motivo, se é um utilizador de lentes de contacto, durante o pico da pandemia de COVID-19, deve privilegiar o uso de óculos.

As lentes de contato podem ficar desconfortáveis se estiver com COVID-19. Isto porque, é uma infecção respiratória causada pelo coronavírus e a lágrima de pessoas contaminadas contém partículas do vírus que irritam os olhos, segundo a Academia Americana de Oftalmologia.

Independente do tipo de lente, a pandemia predispõe à irritação ocular e normalmente acontece com mais frequência nas pessoas que usam lentes de contacto hidrófílas que absorvem as impurezas do meio ambiente.


As dicas para evitar complicações neste período são:

  • Opte por lente hidrófilas de uso diário
  • Outros tipos de lente devem ser intercalados com óculos para descansar os olhos.
  • Se sofre de secura ocular deverá hidratar os seus olhos com um lubrificante ocular sem conservantes, várias vezes ao longo do dia.
  • Consulte seu oftalmologista ao primeiro desconforto. Insistir no uso pode causar lesões como úlcera na córnea, que por sua vez, pode provocar perda permanente da visão.

Para usar com segurança as lente de contacto, lave as mãos antes de as colocar ou retirar, desinfecte e respeite o seu tempo,respeite o prazo de validade e por favor, nunca durma com as lentes!

Lembra-se que estando em casa, deve aproveitar para descansar os seus olhos, eles agradecem!

0 comentários

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

© 2019 Clínica Oftalmológica Dr. Avelino Resende | Política de Privacidade

Desenvolvido por O Carapau Criativo, 2020